Mobilidade e Robótica Urbana

Mobilidade Urbana Sustentável

Definimos como Mobilidade Urbana a condição que permite o deslocamento de cidadãos em uma cidade, com o objetivo de desenvolver relações sociais e econômicas. Fazem parte das soluções de mobilidade todos os meios de transportes coletivos, como trens, bondes, ônibus e metrô, e os individuais, como carros, motos, taxis, bicicletas, entre outros. Uma necessidade que cresce a cada dia, com o contínuo aumento da parcela urbana da população mundial e a crescente preocupação em atender às necessidades de desenvolvimento e conforto utilizando energia renovável e sustentável, afim de promover o progresso à medida que se preserva o meio ambiente.

Observamos que à medida que os problemas resultantes do uso de combustíveis fósseis tradicionais se tornam mais proeminentes, fontes alternativas de combustível, como as acima mencionadas vão ganhando mais importância. Interessante observar que das muitas fontes acima citadas, mais da metade delas envolvem a transformação direta da energia renovável em energia elétrica, o que demonstra a importância do emprego da eletricidade como fonte final de energia limpa e renovável.

Por esse motivo, é razoável supor que, mais do que empregar combustíveis orgânicos renováveis, aplicar a energia elétrica como forma de tração aos veículos urbanos, sejam eles desde patinetes, diciclos, bicicletas, motonetas, scooters, motocicletas, triciclos, automóveis e mesmo ônibus e caminhões, seja a tendência para o futuro.

Outros veículos sustentáveis são os velomobiles, skates motorizados, monociclos, “hoverboards” entre outros, normalmente construídos para trafegarem a baixa velocidade em pequenas distâncias. Sendo que a maioria deles é dotada de portabilidade e pode ser guardada em bolsas de maneira a ser facilmente transportada em carros, ônibus, trens e metrôs. De preço baixo e empregados como meios de transporte pessoal ou individual, contribuem de forma importante para que as cidades onde são empregados tenham um ar mais limpo e um meio ambiente mais preservado.

Disponibilizamos as melhores soluções para mobilidade urbana sustentável, especialmente um modelo de scooter elétrica com elevada autonomia e patinete elétrico, que se mostram excelentes opções para o deslocamento entre a residência e o trabalho ou escola.

Robótica Urbana

Ao longo dos anos, a tecnologia robótica vem se desenvolvendo a passos largos e aprofundando-se cada vez mais nos nichos em que penetra. Este fenômeno é chamado de robotização, processo no qual são empregadas ferramentas tecnológicas que auxiliem ou substituam tarefas anteriormente executadas por meio de mão de obra humana, quase sempre com maior confiabilidade de resultados e por maior tempo.

 

Ainda no século XX, os robôs industriais encontraram suas primeiras aplicações em grandes indústrias e passaram por um grande salto de capacidade operacional, sendo considerados uns dos principais e mais decisivos contribuintes para a terceira revolução industrial. Mais especificamente em 1961, o primeiro robô industrial chamado Ultimate foi empregado na fábrica da Ford Motor Company em Trenton, Nova Jérsei. Após sessenta anos, o desenvolvimento e emprego de robôs se alastrou de forma consistente, possibilitando avanços históricos em eficiência e capacidade de produção nas fábricas e indústrias de todo o planeta. As possibilidades de aplicações de robôs se multiplicaram de tal forma que os robôs se tornaram solução não só para muitas dificuldades encontradas nos parques industriais, mas também para algumas daquelas encontradas na rotina residencial.

Robôs domésticos foram desenvolvidos para agirem como auxiliares especializados para a realização de algumas das muitas atividades do lar, trazendo comodidade para o consumidor no momento que sua presença os exime da necessidade de realizar tarefas como aspiração, limpeza e corte de grama e cuidados com animais domésticos. Robôs de emprego rural buscam atender ao mesmo propósito comum dos demais robôs domésticos: o de facilitar a vida do consumidor, seja ele fazendeiro, operário ou fiscal.

Dentre as diversas opções, encontramos os robôs de inspeção, que podem ser terrestres ou aéreos (drones). Capazes de cobrir grandes áreas de uma só vez, com levantamento de panoramas e realização de diagnósticos avançados, estes equipamentos proporcionam ao consumidor rural a necessária agilidade para o monitoramento de suas plantações ou do movimento e bem estar dos rebanhos comerciais. Já os robôs operacionais rurais incluem desde pequenos cortadores de grama com capacidade autônoma de movimentação e posicionamento, até as pesadas máquinas agrícolas com gestão semiautomatizada e capacidade de posicionamento e navegação por satélite, incluindo tratores aradores, pulverizadores, adubadores, irrigadores, podadores, colheitadeiras, alimentadores automatizados de animais e transportadores de todos os tipos e tamanhos, customizáveis e amplamente adaptáveis às mais variadas necessidades específicas do consumidor rural.

A QUARTZO Engenharia de Defesa possui diversas opções de equipamentos para mobilidade urbana, desde os mais simples e leves patinetes às mais robustas e sofisticadas motos elétricas. Equipamentos que se apresentam como soluções alternativas para um trânsito caótico, barulhento e poluidor. Soluções estas que estão em plena conformidade e antenadas com o que existe de mais moderno no segmento, sempre com assistência técnica e garantia de seus produtos. Nosso portfólio de robótica urbana e rural está em desenvolvimento e, dentro em breve, disponível aos nossos clientes, com diversos tipos de robôs pessoais. Entre em contato e nos apresente sua necessidade, isso nos ajudará a desenvolver um portfólio ainda mais sintonizado com as necessidades do mercado e dos nossos clientes em especial.

pt_BR