Operational Drones

Drones aéreos

Os drones ou veículos não tripulados, são aparelhos dotados de capacidade de movimentação e de controle à distância, ou seja, remotamente controlados ou tripulados. Muito embora os mais comuns sejam os drones aéreos, também chamados de VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) ou VARP (Veículo Aéreo Remotamente Pilotado) ou RPA (Remotly Piloted Aircraft), como adotado pelos órgãos de controle no Brasil (ANAC e ANATEL), existem, ainda, os drones terrestres, que se movimentam sobre terreno sólido; os drones de superfície, que se deslocam sobre as massas de água; e os drones submarinos, que movimentam sob as massas de água.

Cargas-pagas (payloads) são equipamentos fixados a pontos duros existentes na estrutura dos drones que permitem o cumprimento das missões especais. Incluem câmeras de espectro visual, de longo alcance, de visão noturna, de visão térmica ou infravermelha, de leitura laser para mapeamento de terreno, construções ou obstáculos, em duas ou três dimensões e providas ou não de inteligência artificial para análise, processamento e depuração dos dados adquiridos.

Além das câmeras, existem dispositivos para fixação e soltura de materiais aerotransportados, incluindo boias salva-vidas, caixas de primeiros socorros, pacotes logísticos, cabos para fixação e recolhimento, etc. Há também braços mecânicos com alguma capacidade de movimentação e presa, sistemas de aquisição, transmissão, retransmissão e bloqueio de sinais do espectro eletromagnético e um grande número de outros equipamentos que vão sendo desenvolvidos conforme a capacidade de carga e tecnologia embarcada dos drones vai se aprimorando.

No campo militar, o principal emprego dos drones é o de substituir veículos tripulados, permitindo que cumpram missões militares sem risco para seus operadores. Missões de busca, acompanhamento, reconhecimento, identificação, direcionamento de tiro e mesmo de ataque limitado a alvos militares podem ser executadas por drones equipados com cargas-pagas especiais. No campo policial, o emprego é similar ao do campo militar, realizado por equipamentos com capacidade mais limitada e excluindo, até o momento, missões de ataque.

Os drones para uso industrial normalmente requerem estruturas mais robustas e capacidades específicas. Esse emprego, que exige aparelhos mais especializados, pode incluir inspeções internas em tubulações, empregando drones minúsculos; medição de corrosão ou de deformação em estruturas metálicas ou de concreto; inspeção e limpeza química de fachadas, incluindo a capacidade de jateamento; medição de vapores e gases tóxicos ou explosivos; monitoramento de sistemas específicos; leitura de temperatura de animais, pessoas, equipamentos e estruturas; rastreamento de frotas; controle de acesso de pessoal com reconhecimento de face, atitudes e comportamentos suspeitos ou indesejados.

O emprego dos drones para o transporte de cargas e passageiros ainda se encontra em fase experimental, tendo em vista as atuais limitações de peso transportado e alcance máximo. Todavia, importantes progressos têm sido observados e estima-se que em até cinco anos, os drones absorvam uma parte importante do transporte e entrega de cargas de peso limitado a curta e média distâncias.

É importante ressaltar que a QUARTZO Engenharia de Defesa disponibiliza, em seu portfólio, alguns dos melhores drones profissionais para emprego na agricultura e para realização de mapeamento de áreas, plantações e movimentação de rebanhos.
Drones indesejados em determinados espaços aéreos podem causar estragos e sérias preocupações de segurança.

A interferência com o tráfego aéreo, o apoio a roubos e contrabando por cima de elevações, a observação indevida de pessoas ou instalações secretas e mesmo a realização de missões de ataque, podem representar ameaças graves à segurança pública ou nacional. Por esse motivo, sistemas de defesa de ponto ou de área, fixos ou portáteis, contra a aproximação de drones indesejados têm sido alvo de extensa pesquisa e desenvolvimento, sendo crucial que algumas organizações públicas e privadas disponham desse tipo de equipamento para proteger suas instalações.

A QUARTZO Engenharia de Defesa conta com um amplo portfólio que contém alguns dos melhores drones profissionais e recreativos, modernos e com elevado desempenho, capazes de atender às mais diversas necessidades operacionais de nossos clientes. Conta também com sistemas fixos e móveis, para defesa de ponto ou de área contra drones.

Por trabalharmos com alguns dos melhores fabricantes internacionais e possuirmos um portfólio diversificado tanto de aparelhos, com características diferenciadas em termos de alcance, velocidade, capacidade de carga e recursos embarcados, como de cargas-pagas, incorporando as mais modernas tecnologias em termos de optrônica e robótica, conseguimos atender as necessidades de nossos clientes sem que estes precisem alterar ou reduzir os requisitos operacionais estabelecidos para os seus projetos. Muito pelo contrário, nós temos o equipamento perfeito para atender às suas necessidades operacionais.

en_GB